Páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Grand Theft Auto


Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de mundo aberto do gênero ação-aventura desenvolvido pela DMA Design e publicado pela BMG Interactive. Ele foi lançado na Europa em outubro de 1997 para MS-DOS e Microsoft Windows, e em novembro do mesmo ano para PlayStation. Grand Theft Auto é o primeiro título da série.
O jogo segue a história de um criminoso que começa sua carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e aos poucos vai chamando a atenção de grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos. Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada uma com seus próprios inimigos e aliados, enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade. Grand Theft Autocoloca o jogador dentro de um grande mapa e lhe dá liberdade para fazer o que desejar, não estando obrigado a realizar missões, apesar de elas serem necessárias para desbloquear novos níveis.
Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ladrão chamado Race 'n' Chase em que o jogador controlava policiais perseguindo criminosos. Entretanto, a produtora e a publicadora acharam o conceito maçante e a ideia de jogar como o criminoso foi adotada. Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de jogar da maneira que desejasse. Grand Theft Auto criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo violento, com discussões ocorrendo até na Câmara dos Lordes sobre proibir a sua venda.
Apesar de críticas quanto à qualidade dos gráficos e dos controles, Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade de sua jogabilidade e o nível de entretenimento que proporcionava aos jogadores.

INTRO

PERSONAGENS
Ao iniciar Grand Theft Auto os jogadores têm oito opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika. Entretanto, não havia nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse escolhido em detrimento de outro. Além do protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage no decorrer da história, que são Robert "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus. Seragliano é um mafioso chefe da família Vercotti e um homem obcecado em vingar a morte do pai. Fu é o chefe de uma gangue asiática e que lendariamente possui 130 anos de idade. El Burro é o líder de uma gangue latina que está em conflito com a gangue de Fu. Deever é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes. E por fim Marcus é o líder da gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.

TRILHA SONORA
A liberdade no mundo do jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim criaram a ideia de Grand Theft Auto ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos mais variados gêneros, como country, funk e rock. A composição de todas as músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin Anderson, Craig Conner e Grant Middleton. Eles compunham as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios da empresa.
Grand Theft Auto tem sete emissoras de rádio e o rádio da polícia: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground 77.7, It's Unleashed on 93.5 FM e The Fergus Buckner Show. Todas podem ser ouvidas quando o jogador entra em algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.
Os jogadores de PC e PlayStation podem retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por outro com suas próprias músicas. Quando o personagem entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD. O tema principal de Grand Theft Auto é "Gangster Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na estação N-CT FM. Com a exceção da Head Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados durante o jogo.


CONTEÚDO ADICIONAL
A primeira expansão de Grand Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões de computadores e de PlayStation, sendo a primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony. O jogo se passa em uma recriação da cidade de Londres no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre oito personagens principais assim que começa. A história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para vários chefões a fim de subir no submundo do crime. Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do final da década de 1960 e as ruas seguem a mão inglesa. As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos e nos controles.
A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de London, 1969 apenas por download para computadores, sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato. London, 1961 era na verdade uma expansão da primeira expansão, necessitando sua instalação para poder ser jogável. Ela acrescentava novas missões e veículos e um novo modo multijogador em um mapa inspirado na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.
A decisão de colocar as duas expansões se passando em Londres veio de Sam Houser, que nasceu e viveu durante muitos anos na cidade. Ele queria realizar uma versão digital do filme policial Get Carter, que tinha no elenco sua mãe a atriz Geraldine Moffat. De acordo com Houser: "Nos anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e popular, mas com uma constante tendência ultra violenta"


Qualquer dúvida ou sugestão sobre o game, deixe um comentário!